V Legislatura

No ano de 1963, as eleições para a Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre – CMPA – ocorreram, mais uma vez, juntamente à eleição para prefeito e vice-prefeito. Assim sendo, no dia 10 de novembro de 1963, a população de Porto Alegre foi às urnas para escolher os seus representantes, que viriam a ocupar as 21 cadeiras da CMPA, assim como os dois ocupantes dos assentos do Executivo.

Com uma população de 753.740 pessoas, sendo que 261.720 dessas faziam parte do eleitorado inscrito, Porto Alegre contabilizou 223.965 votantes – uma taxa de abstenção de 14,43%. O mesmo eleitorado que escolhera o prefeito e seu vice, também votou para a formação da CMPA, elegendo 21 vereadores de 7 partidos diferentes: Partido Trabalhista Brasileiro – PTB – Partido Social Democrático – PSD – Partido Democrata Cristão – PDC – União Democrática Nacional – UDN – Partido Libertador – PL – Partido Republicano – PR – e o novato – e emergente – Movimento Trabalhista Renovador – MTR. Já o Partido Social Progressista – PSP – que havia conquistado assentos em todas as legislaturas anteriores da CMPA desde 1947, ficou, pela primeira vez desde a redemocratização, sem representação no legislativo municipal; do mesmo modo ficou o Partido de Representação Popular – PRP – que também não conseguiu eleger vereadores para a V Legislatura.

Assim como nas quatro legislaturas anteriores, o pleito eleitoral de 1963 formou uma Câmara hegemonizada pelo PTB, que recebeu 59.961 votos – cerca de 27% dos votos totais[1] – o que lhe concedeu 8 assentos na CMPA. O segundo partido mais votado foi o MTR, que alcançou 27.580 votos – cerca de 12% dos votos totais – o que lhe rendeu 4 assentos na CMPA. O terceiro partido mais votado foi o PSD, que obteve 23.376 votos – cerca de 10% dos votos totais – o que lhe concedeu 3 assentos na CMPA. Já o quarto partido mais votado foi o PDC, que levou 18.453 votos – cerca de 8% dos votos totais – o que lhe permitiu ter 2 assentos na CMPA. O quinto partido mais votado foi a UDN, que alcançou a marca de 16.636 votos – cerca de 7% dos votos totais – conseguindo, também, 2 assentos na CMPA. Já o sexto partido mais votado foi o PL, que recebeu 13.689 votos – cerca de 6% dos votos totais – o que lhe rendeu 1 assento na CMPA. Finalmente, o sétimo partido mais votado foi o PR, que levou 12.902 votos – cerca de 6% dos votos totais – o que lhe concedeu direito a 1 assento na CMPA. O PRP e o PSP, que não elegeram vereadores neste pleito, receberam, respectivamente, 7.259 votos – cerca de 3% dos votos totais – e 8.283 votos – cerca de 4% dos votos totais.

Ademais, a V Legislatura da CMPA foi marcada pelo Movimento de 1964, que acarretou em 21 anos de um governo civil-militar autoritário no Brasil. Este novo regime ficou marcado pela extinção do pluripartidarismo no país, assim como pela instauração do bipartidarismo – implantado em 1966 – com a criação da Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Somado a isso, o novo regime também ficou caracterizado pelo enfraquecimento do poder político do Legislativo Municipal nas capitais, que passou a ficar às sombras do Poder Executivo, liderado, por sua vez, por prefeitos que eram nomeados pelo Governo Federal, e não mais eleitos pelo voto direto pela população.

Como consequência do Movimento de 1964, dois vereadores eleitos em 1963 foram cassados e tiveram seus direitos políticos suspensos pelo regime, durante a V Legislatura: Hamilton Chaves, do PTB, e Alberto Schroeter, do PR. O prefeito eleito Sereno Chaise, do PTB, e o vice-prefeito eleito, Ajadil de Lemos, também do PTB, foram igualmente cassados.

Para maiores informações, acesse aqui

 

Vereadores Titulares

Ábio Hervé MTR

Ábio Hervé
MTR

Adel Braga Carvalho UDN

Adel Carvalho
UDN

Alberto André PTB

Alberto André
PTB

Alberto Schroeter PR

Alberto Schroeter
PR

Alceu de Deus Collares PTB

Alceu Collares
PTB


 

Antônio Jorge Achutti PTB

Antônio Jorge Achutti
PTB

Carlos S. Matte Pessoa de Brum PTB

Pessoa de Brum
PTB

Célio Marques Fernandes PSD

Marques Fernandes
PSD

Glênio Matias Peres MTR

Glênio Peres
MTR

Hamilton Noojen Chaves PTB

Hamilton Chaves
PTB


 

Jorge Alberto Mendes Ribeiro MTR

Mendes Ribeiro
MTR

José Aloísio Filho PTB

Aloísio Filho
PTB

José César Mesquita PTB

César Mesquita
PTB

Larry Pinto de Faria UDN

Larry de Faria
UDN

Luís Augusto Sommer de Azambuja PDC

Sommer de Azambuja
PDC


 

Milton Martins Kuelle PSD

Milton Kuelle
PSD

Milton Pozolo de Oliveira PDC

Pozolo de Oliveira
PDC

Renato Souza PTB

Renato Souza
PTB

Rubens Alcântara Giampaoli PSD

Rubens Giampaoli
PSD

Say Rodrigues Marques PL

Say Marques
PL


 

Walter Bergmann MTR

Walter Bergmann
MTR


Vereadores Suplentes

 

Afonso Revorêdo Ribeiro PTB

Revorêdo Ribeiro
PTB

Alpheu Maximiliano Rodrigues Barcellos UDN

Alpheu Maximiliano Barcellos
UDN

Cleom Guatimozim PDC

Cleom Guatimozim
PDC

Germano Petersen Filho PSD

Petersen Filho
PSD

Gilberto Leão de Medeiros UDN

Gilberto de Medeiros
UDN


 

Homero Ferrugem Matins MTR

Homero Ferrugem
MTR

João Antõnio Satte PTB

João Antõnio Satte
PTB

João Fabrício de Morais PTB

João Fabrício de Morais
PTB

João Lúcio Marques PTB

Lúcio Marques
PTB

João Mano José PDC

Mano José
PDC


 

José Wilson da Silva MDB

José Wilson da Silva
MDB

Júlio Juracy da Luz PSD

Júlio Juracy da Luz
PSD

Lauro Hagemann PR

Lauro Hagemann
PR

Lauro José de Quadros UDN

Lauro José de Quadros
UDN

Lúcio Olímpio Amaral Vieira PR

Lúcio Olímpio Vieira
PR

 


 

Luiz Carlos Azevedo Boehl UDN

Luiz Carlos Boehl
UDN

Milton Faria Krause MTR

Milton Krause
MTR

Marco Aurélio Garcia  PR

Marco Aurélio Garcia
PR

Ney Silveira da Rosa MTR

Ney da Rosa
MTR

Roberto Landell de Moura PSD

Landell de Moura
PSD


 

Wilson Phidias Calvete de Arruda PTB

Wilson de Arruda
PTB

 


[1] A porcentagem apresentada se refere à proporção de votos recebidos pelo partido em relação ao total de votos registrados – votos válidos + votos brancos + votos nulos – na eleição em questão.