Visita Orientada

Visita orientada do Colégio Rio Grande do Sul à Câmara Municipal de Porto Alegre.

Visita orientada do Colégio Rio Grande do Sul à Câmara Municipal de Porto Alegre.

A Visita Orientada é uma atividade realizada pela Seção de Memorial com o objetivo de mostrar ao público em geral os espaços e as atividades desenvolvidas na CMPA no âmbito político, cultural, histórico e artístico do Legislativo. Tem duração aproximada de 1h30min e o público alvo são escolas, grupos e interessados em conhecer o Legislativo. Ocorre preferencialmente às segundas, quartas e quintas-feiras à tarde.

A visita inicia pelas exposições artísticas, institucionais ou culturais que estejam ocorrendo no período visitado nos seguintes espaços da Câmara: Av. Cultural Clébio Sória, T Cultural Teresa Franco e Saguão do Salão Adel Carvalho. Em Seguida, é apresentado o acervo artístico da Câmara e os locais das reuniões políticas: Plenário Otávio Rocha, Plenário Ana Terra, Comissões e Salão Nobre da Presidência. Se a visita acontecer às segundas, quartas e quintas-feiras, a partir das 14h, é possível observar as sessões plenárias.

Os estudantes ao assistirem parte da Sessão Plenária, são anunciados pelo Presidente da Câmara, sentando-se nas Galerias enquanto recebem explicações do monitor sobre a organização do espaço do Plenário e as atividades em andamento no momento da visita. Visitam também a Galeria dos Presidentes e a Galeria das Mulheres no Poder Municipal. Grupos pequenos, eventualmente, tem acesso as instalações da TV Câmara, do Laboratório Fotográfico, conforme disponibilidade dos setores.

Por fim, o grupo é levado para conhecer os gabinetes dos vereadores, entrando em contato com os mesmos, se previamente agendado.

Cerimônia de inauguração do "Relógio do Corpo Humano".

Relógio do Corpo Humano

Ainda é possível visitar o relógio horto-medicinal no pátio da Câmara se as condições climáticas permitirem. Visitas orientadas, isto é, com acompanhamento de guia, são nas segunda, quartas e quintas feiras, na parte da tarde.

A Câmara Municipal não fornece transporte para as escolas, devendo o responsável organizar todos os procedimentos para a vinda dos estudantes ao legislativo (autorizações de saída, agendamento da visita guiada).

Recomenda-se, ainda que não obrigatório, o uso de uniforme escolar e/ou identificação.

Os visitantes irão conhecer o Palácio Aloísio Filho, esse belo exemplo de arquitetura moderna inaugurado em 1989,  com destaque para as atividades do Plenário e das Comissões, visitando ainda o gabinete do Presidente.

A Câmara Municipal não fornece transporte para as escolas devendo o responsável organizar todos os procedimentos para a vinda dos estudantes.

Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal

Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal

Também podem ser agendadas visitas para grupos específicos, permitindo um roteiro dirigido para cada público, em função de seu perfil e interesses. Portadores de necessidades especiais, cadeirantes, idosos, internos de instituições como FASE, entre outros grupos podem, podem acessar o Legislativo mediante  solicitação de  agendamento especial.

O agendamento de visitas pode ser feito pelo número (51) 3220-4318 ou pelo e-mail memorialcmpa@camarapoa.rs.gov.br

A Câmara Municipal de Porto Alegre está aberta para visitas no horário comercial, de segunda à sexta, sem guia.


Memorial
Visita Orientada
Institucional
Institucional
Institucional
Institucional
Institucional
Instituicional