Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre

Obras em exposição no 23º Salão de Artes Câmara Municipal de Porto Alegre.

Obras em exposição no 23º Salão de Artes Câmara Municipal de Porto Alegre. Foto: Ederson Nunes/CMPA

O Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de  Alegre foi criado em 1952, por iniciativa do falecido escritor e vereador Josué Guimarães, sendo vinculado a instituições envolvidas com um projeto moderno de artes na cidade.

Devido às dificuldades enfrentadas pelas instituições participantes, a realização do Salão foi suspensa em 1960.

Em 1988, durante a gestão de Joaquim José Felizardo na Secretaria Municipal de Cultura, a Lei Municipal foi remodelada, contemplando a exigência de que somente artistas gaúchos ou residentes no estado há pelo menos cinco anos poderiam inscrever-se, denotando uma maior valorização da arte aqui produzida.

A cada edição, o Salão tem recebido um número cada vez maior de participantes, tendo se consagrado como o único evento desta natureza promovido por instituição pública no Rio Grande do Sul.

O Salão de Artes Plásticas CMPA propõe-se a abranger mais que oportunidades de incentivo a artistas e de descobertas de novas criações. Faz-se necessário compartilhar esses experimentos, discutir essas linguagens, possibilitar a ampliação e multiplicação desses conhecimentos, dialogando com o publico e compartilhando reflexões sobre o nosso mundo contemporâneo.

Por vivermos em uma época de inúmeros avanços tecnológicos, políticos e econômicos, as instituições públicas sentem, cada vez mais, a necessidade de posicionarem-se no sentido de fomentar as manifestações culturais dos povos. Se a nossa cultura repercute em todo o nosso desenvolvimento socioeconômico, os trabalhos artísticos, ao longo de nossa historia, por serem incessantes convites à reflexão, determinarão a identidade humana de nosso povo.

O Salão é organizado a cada dois anos com base no que está disposto na Lei n° 6152 de 1988.

Últimas Edições:

24º Salão de Artes Plásticas CMPA – 2024