Luís Augusto Sommer de Azambuja

Luís Augusto Sommer de Azambuja - PDCVereador Luis Augusto Sommer de Azambuja, filho de Jarbas Azambuja e Darcy Sommer Azambuja, nasceu dia 3 de outubro de 1932, em São Luiz Gonzaga/RS. Militar, elegeu-se para V Legislatura, com 4.039 votos, 1,8% do total de votos, pela legenda do Partido Democrata Cristão – PDC.

Nesta Legislatura, exerceu a suplência na Mesa Diretora no cargo de suplente do 1º Secretário, nos anos de 1967 e 1968.

Nesta Legislatura, integrou as seguintes Comissões Permanentes: Comissão de Obras e Serviços Públicos, 1964 – Presidente; Comissão de Serviços Municipais, 1965, 1966; Comissão de Justiça, 1966; Comissão de Finanças, 1967 – Vice-Presidente. Cabe ressaltar que o Vereador permaneceu na Comissão de Serviços Municipais, em 1966, até 08/08. Ademais, em relação à Comissão de Justiça, do ano de 1966, o Vereador passou a substituir Glênio Peres em 08/08.

Também, participou da Comissão Especial para tratar do retorno da Praça da Harmonia ao domínio do Município, 1964; Comissão especial para cumprimentar o novo secretário de Obras Públicas, 1964 ; Comissão Inquérito para apurar irregularidades no colégio Municipal Emilio Mayer, 1964 – Relator-Geral; Comissão de Inquérito para apurar irregularidades na fiscalização do entre posto de frutas e verduras na Praia de Belas, 1964; Comissão especial para estudar a implantação do sistema de estacionamento pago em Porto Alegre, 1965; Comissão Ocasional para representar a Câmera no encontro com o presidente do banco Nacional de habitação com o proposito da entrega à população das casas construídas na Vila Farrapos, 1966; Comissão Especial para emitir parecer sobre Código de Posturas Municipais, 1966; Comissão Especial para revisar o Projeto de Lei que estabelece o Regimento Interno, 1966; Comissão Ocasional para representar a Câmara na solenidade comemorativas ao 225ª aniversário da Fundação de Viamão, 1966; Comissão de Inquérito para apurar fatos sobre o aumento de tarifas dos transportes coletivos, 1966; Comissão de Inquérito para concluir os trabalhos sobre parecer irregularidades na cobrança, 1966; Comissão Especial para estudar o PLE 55/66 que institui o Sistema Tributário Municipal,1966; Comissão de Inquérito para apurar irregularidades na concessão e transferência de bancas nos diversos mercados, 1967 – Presidente; Comissão Especial para adaptar a Lei Orgânica e o Regimento Interno às Constituições Federal e Estadual, 1967; Comissão representativa, 1964 – Suplente em exercício.

Ainda, de acordo com os anais da Câmara Municipal e com o Processo 199/66, o Vereador declarou-se independente em 29/04/1966, não vinculando-se, portanto, às Bancadas de MDB ou ARENA. Todavia, de acordo com as mesmas fontes, comunicou seu ingresso ao MDB com intuito de concorrer às eleições internas para Mesa Diretora, em 22/08/1966.