Viton de Araújo

Viton de AraújoVereador Viton de Araújo, filho de Manoel Lino de Araújo e Conceição Estelita S. Araújo, nasceu dia 9 de outubro de 1927, em Pinheiro Machado/RS. Advogado, elegeu-se para a VIII Legislatura como 3º suplente, com 6.703 votos, 1,49% do total de votos, pela legenda do Movimento Democrático Brasileiro – MDB.

Tomou posse no dia 31 de janeiro de 1979, em virtude das eleições para deputados estaduais dos Vereadores João Severiano, e Ibsen Pinheiro, tendo exercido o mandato como efetivo, a partir desta data.

Ocupou o seguinte cargo da Mesa Diretora: 2º Vice-Presidente, 1979, 1980. Cabe ressaltar que, no ano de 1979, o Vereador assumiu o referido cargo em 01/08.

Nesta Legislatura, integrou as seguintes Comissões Permanentes: Comissão de Serviços Municipais e Obras Públicas, 1979; Comissão de Justiça e Redação, 1980 – Vice-Presidente, 1981 – Vice-Presidente; Comissão de Finanças e Orçamento, 1981.

Também, integrou as seguintes comissões: Comissão Especial constituída para analisar, recolher subsídios e propor medidas destinadas a formular uma sistemática previdenciária para os servidores municipais de Porto Alegre, 1979 – Relator; Comissão Especial constituída para examinar o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 4/80, que dispunha sobre a regularização de plantas de construções inadequadas ou clandestinas, 1980; Comissão de Inquérito destinada a apurar denúncia formulada pelo ex-prefeito de Porto Alegre, Sr. Célio Marques Fernandes, contra o ex-prefeito, sr. Thompson Flores, pelo fato deste ter alterado o Plano Diretor do Município em benefício próprio, 1980; Comissão de Inquérito destinada a apurar denúncia relativamente à venda de terrenos pertencentes ao município de Porto Alegre à MAGUEFA Empreendimentos Imobiliários Ltda., 1981 – Relator; Comissão Representativa, 1980 – Vice-Presidente.

Ademais, face ao fim do bipartidarismo e à volta do pluripartidarismo, o Vereador passou a integrar o Bloco Parlamentar do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, a partir de 13/03/1980; também, o Bloco Parlamentar do Partido do Trabalhismo Democrático – PTD, a partir de 19/05/1980, bem como o do Partido Democrático Trabalhista – PDT (antigo PTD). O Vereador veio a falecer em 23/10/1981, no decorrer do mandato, sendo então substituído pelo Vereador José Medeiros.

 


* A porcentagem apresentada se refere à proporção de votos recebidos pelo vereador em relação ao total de votos registrados – votos válidos + votos brancos + votos nulos – na eleição em questão.