LUCI SGORLA

Refúgios. Vazados com estilete, frotagens, colagens, bordados / Dimensões: 41 x 23 x 2 cm / Ano: 2020

Refúgios. Vazados com estilete, frotagens, colagens, bordados / Dimensões: 41 x 23 x 2 cm / Ano: 2020

Refúgios

Compõe-se de um livro de contabilidade de 160 páginas. nas páginas deste livro, vazados, frotagens, colagens e bordados se misturam, dialogam em composições cujo tema é a natureza.

Em tempos de pandemia o isolamento se tornou necessário. junto à natureza era o espaço propício e convidativo para uma quarentena produtiva. Essa natureza que é exuberante e intensa, que provoca registros, releituras e, recriações num incessante fazer. Junto dela, não há espaço para tomada de fôlego. Numa frotagem, uma folha, duas folhas.., outras mais. Em seguida, a colagem de uma borboleta cuja vida já se extinguiu ou um trabalho artesanal de crochê já gasto. Assim, páginas e páginas vão sendo trabalhadas. O trabalho parece infindável. mas se expande dia após dia, hoje um vazado aqui, amanhã um bordado de tramas com linhas coloridas ou talvez mais algumas colagens.

Sequelas

Para visualizar as páginas do livro, o observador vai deslocando-as, podendo formar uma nova pilha sem obedecer a uma ordem estabelecida. Em cada página ou libro tem uma imagem que foi escavada. Geralmente formas de janelas de fachadas de casas em destruição. Ou somente buracos escavados em formatos aleatórios como possíveis cicatrizes.

As escavações são como feridas expostas, as sequelas são visíveis, nota-se tentativas de reparação, uma possível costura ou remendos, Fechar o buraco que se formou. As imagens produzidas são tentativas de analogias aos tempos de pandemia, nesse tempo de reclusão, o desgaste foi sentido, trouxeram sequelas. Para muitos, pelo simples fato de não poderem continuar com sua rotina diária, pequenos arranhões, para outros, por acompanharem ou vivenciarem a doença, ficaram lesões mais graves. Para outros mais, o sofrimento de uma perda, que foi sentida, chorada à exaustão, como uma lâmina afiada que cai sobre um corpo e o esfacela, o dilacera, machuca e fere, sangra e dói.[1]

Sequelas. Escavação, costura, tricô / Dimensões: 38 x 33 x 22,5 cm / Ano: 2021

Sequelas. Escavação, costura, tricô / Dimensões: 38 x 33 x 22,5 cm / Ano: 2021


[1] Texto sob responsabilidade da artista