José Medeiros

José MedeirosVereador José Carlos Garcia Medeiros, filho de Adalim Victor Medeiros e Enedina Garcia Medeiros, nasceu dia 21 de abril de 1940, em Arroio Grande/RS. Técnico de administração, elegeu-se para a VIII Legislatura como suplente, com 4.836 votos, 1% do total de votos, pela legenda do Movimento Democrático Brasileiro – MDB.

Tomou posse no dia 4 de abril de 1979, em virtude de licença para tratamento de saúde concedida ao Vereador Rubem Thomé – MDB, tendo exercido o mandato em diversos períodos dos anos de 1979, 1980, 1981 e 1982. Seus exercícios de mandato foram em substituição aos Vereadores Rubem Thomé, Wilson Arruda, Jussara Gauto, Viton de Araújo, Paulo Satte, Brochado da Rocha Filho, Cleom Guatimozim, Clóvis Brum, Glênio Peres e Antônio Cândido. O Vereador tomou posse efetiva da vereança em 27 de outubro de 1981, devido ao falecimento de Viton de Araújo.

Nesta Legislatura, integrou as seguintes Comissões Permanentes: Comissão de Serviços Municipais e Obras Públicas, 1979, 1981; Comissão de Justiça e Redação, 1981; Comissão de Finanças e Orçamento, 1981; Comissão de Educação e Bem- -Estar, 1982. Cabe ressaltar que, de 1979 a 1981, todas as participações do Vereador em Comissões Permanentes foram na qualidade de suplente, tendo o mesmo substituído Vereadores titulares por alguns curtos períodos. Apenas no dia 27 de outubro de 1981, o Vereador assume uma Comissão permanente de forma efetiva – a Comissão de Finanças e Orçamento – dado que se tornara titular devido ao falecimento do Vereador Viton de Araújo.

Também integrou a Comissão Especial constituída para examinar o Projeto de Lei Complementar do Legislativo no 12/82, que instituía área funcional de interesse urbanístico, extinguia área funcional de preservação permanente, da espécie parque urbano, e dava outras providências (Vila São Vicente Mártir), 1982 – Vice-Presidente; e a Comissão Representativa, 1982.

Ademais, face ao fim do bipartidarismo e à volta do pluripartidarismo, o Vereador passa a integrar o Bloco Parlamentar do Partido Democrático Social – PDS, em 1980. Por fim, foi eleito Vice-Líder da Bancada do PDS, 1982.


* A porcentagem apresentada se refere à proporção de votos recebidos pelo vereador em relação ao total de votos registrados – votos válidos + votos brancos + votos nulos – na eleição em questão.