Teresa Franco

Natural de Rio Pardo/RS, nascida em 14 de março de 1938. Falecida em 20 de junho de 2001. Filha de Antonieta da Rosa Franco. De profissão secretária. Sua eleição como vereadora foi possibilitada por sua proximidade com o radialista Sérgio Zambiazi, ex-deputado estadual e ex-senador do RS pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, e pelo trabalho social desempenhado junto a rádio, num programa dedicado ao assistencialismo em que ambos atuavam, ela como recepcionista, ele como radialista.

Teresa Franco

Teresa Franco

Elegeu-se vereadora, pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, para a XIIª Legislatura da Câmara Municipal de Porto Alegre, período de 1997 a 2000, com 6.423 votos. No Legislativo, desempenhou o cargo de vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos nos anos de 1997, 1998 e 2000.

Foi a primeira mulher negra eleita vereadora titular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e, juntamente com a vereadora Saraí Soares, as primeiras mulheres negras a assumirem a vereança em Porto Alegre.

Em novembro de 2001, foi denominado, pela Resolução nº 1.583, Espaço Vereadora Teresa Franco o T Cultural da Câmara Municipal de Porto Alegre. A placa denominativa conta com os seguintes dizeres: Homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre à “Nega Diaba”[1], Primeira Mulher da Raça Negra a Exercer a Vereança na Capital Gaúcha.


[1] Ficou conhecida por este apelido, Nega Diaba, pois, quando ainda morava nas ruas, saiu em defesa de uma de suas amigas em um bar, cujo dono comentou “Essa nega é o próprio diabo”.