Jussara Gauto

Maria Jussara Gauto Guariglia, natural de São Pedro do Sul/RS, nasceu em 24 de novembro de 1945, filha de João Crisóstomo Gauto e Maria Nilza Pedroso Gauto. Advogada, especialista em Direito Penal.

Jussara Gauto

Jussara Gauto

Foi eleita vereadora suplente para a VIII Legislatura, 1977 a 1983, pela legenda do Movimento Democrático Brasileiro – MDB. Tomou posse em 29 de março de 1977, tendo assumido a vereança por 36 ocasiões, em substituição aos vereadores licenciados. No Legislativo presidiu a Comissão de Justiça e Redação, em 1979.

 Ativista na defesa dos direitos dos consumidores, participou da fundação do Procon/RS, lutando, também, pela aprovação da lei do divórcio no País. Ainda, participou de ações pela recuperação de dependentes químicos, sendo voluntária no trabalho rotariano junto aos moradores de rua de Porto Alegre e advogada atuante na causa dos direitos humanos. [1]

Em 04 de setembro de 2009, durante as comemorações dos 236 anos do Legislativo da Capital, recebeu, juntamente com outros vereadores, um diploma e um boton com o Brasão de Porto Alegre, em reconhecimento à colaboração para o desenvolvimento da Cidade.

[1] https://jussaragauto.wixsite.com/jussara-gauto/lei-divorcio