Dercy Furtado

Dercy Terezinha Vieira Furtado nasceu em Gravataí em 22 de setembro de 1927. Filha de Melíbio Fernandes Vieira e de Etelvina Silveira Vieira, trabalhou na roça até os 12 anos e, aos 14, já em Porto Alegre, deixou de estudar, em função das dificuldades financeiras, para trabalhar como operária do Laboratório Geyer. Mais tarde retomou os estudos e conheceu Jorge Alberto Furtado, seu professor de português, que se tornou seu marido e incentivador. Formou-se professora.

Dercy Furtado

Dercy Furtado

Em 1972, concorreu pela primeira vez a uma vaga no Legislativo da Capital, sendo a vereadora mais votada da Aliança Renovadora Nacional – ARENA – e a primeira mulher a ser eleita para a titularidade na Câmara de Porto Alegre. Elegeu-se, com 10.108 votos, para a VII Legislatura, período de 1973 a 1977, pela legenda da ARENA.

No Legislativo, integrou a Comissão de Serviços Municipais de 1973 a 1974.

Afastou-se da vereança em virtude de sua eleição para o cargo de Deputada Estadual, o qual assumiu em 31 de janeiro de 1975, tendo sido a terceira mulher a ocupar uma cadeira no parlamento gaúcho, reeleita para outros dois mandatos. [1]

Tanto no Legislativo Municipal, quanto na Assembleia, foi uma defensora dos direitos das mulheres. Dercy lançou o livro Cortando as amarras, em 1977, no qual reuniu um conjunto de reivindicações e apresentou no Senado Federal. Dentre as reivindicações estavam: liberação para a mulher trabalhar à noite; aposentadoria para a dona-de-casa; criação de casas de estudantes femininas nas universidades e a retirada do Código Civil da prova de virgindade como justificativa para a anulação do casamento.

Em 15 de março de 2017, no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi lançado o curta-metragem Dercy Furtado, filme que integra o Projeto Cinematográfico Memorial das Mulheres do RS, sobre a história de mulheres que tiveram participação destacada nas conquistas dos direitos e da valorização feminina. A exibição do documentário ocorreu por iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da CMPA, durante o período de comemorações do Dia Internacional da Mulher naquele ano. [2]

[1] http://www.al.rs.gov.br/agenciadenoticias/destaque/tabid/855/IdMateria/198760/Default.aspx

[2] https://camarapoa.rs.gov.br/noticias/filme-sobre-dercy-furtado-sera-lancado-na-camara