Berna Menezes

Bernadete de Lourdes Rodrigues de Menezes, natural do Belém/PA, nasceu no dia 11 de agosto de 1959. Filha de Newton Aragão de Menezes e Irene Rodrigues de Azevedo.

Berna Menezes

Berna Menezes

Durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), foi presa e enquadrada pela Lei de Segurança Nacional – LSN, por ser contrária a este sistema. Fazia parte da Convergência Socialista, cuja sede, em Belém, em fevereiro de 1983, foi invadida pela Polícia Federal. A ocupação da sede durou onze horas e oito militantes foram indiciados pela LSN por incitar a subversão da ordem política e social, de pregar a luta pela violência entre as classes sociais, de fazer propaganda subversiva e de aliciamento de menores.

Servidora pública da UFRGS e líder sindical, integra a Coordenação Geral do Sindicado dos Técnico-Administrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS – Assufrgs desde 2009, tendo sua chapa sendo reeleita em 2018 até a gestão de 2021.

Foi eleita vereadora suplente pela legenda do Partido dos Trabalhadores (PT) para a XIIIª Legislatura, compreendida nos anos de 2001 a 2004. Durante este período, assumiu a vereança em diversas ocasiões em substituição aos vereadores licenciados.

A partir de 2005 passou a integrar o Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, obtendo 1.770 votos no pleito de 2016, ficando na suplência da vereança da XVIIª Legislatura, período de 2017 a 2020, pela referida legenda. Ocupou a titularidade pela PSOL em 24 de setembro de 2018, substituindo a vereadora licenciada Fernanda Melchionna. Na oportunidade, a vereadora integrou a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação – CUTHAB.