Ana Godoy

Ana Izabel Alves Godoy nasceu em Alfredo Chaves, atual município de Veranópolis/RS, no dia 11 de outubro de 1939. Filha de Serafim Vieira Alves e Emethilde Giradi Alves. Trabalhou como doméstica, comerciária e cozinheira ao longo de sua vida.

Ana Godoy

Ana Godoy

Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores – PT, sendo, também, uma das fundadoras da Associação de Moradores da Lomba do Pinheiro. Ajudou a organizar as ocupações de terrenos na Vila Esmeralda, localizada na Lomba do Pinheiro, e, ainda, participou de ações populares para conseguir energia elétrica para a região.

Em 1982, lançou o livro Vila Esmeralda – Uma Voz Dos Que Não Tem Vez, no qual relata sua experiência como liderança comunitária da Lomba do Pinheiro. Por conta de sua atuação junto à esta comunidade, recebeu, em 2007, o título honorífico de Líder Comunitária, concedido pela Câmara.

Foi eleita como 1ª suplente pela legenda do Partido dos Trabalhadores, para a IX Legislatura, 1983 a 1988.  Tomou posse em 21 de março de 1983, tendo assumido a vereança por cinquenta e duas ocasiões, em substituição ao vereador Antonio Hohlfeldt. Ana Godoy foi também, a primeira vereadora eleita pelo Partido dos Trabalhadores a assumir o mandato na Capital.

Faleceu em 17 de fevereiro de 2020, seu corpo foi velado no Plenário Otávio Rocha do Legislativo.