Teresa Franco

Ver. Teresa Franco. Natural de Rio Pardo/RS, nasceu em 14 de março de 1938. Falecida em 20 de junho de 2001. Filha de Antonieta da Rosa Franco. De profissão secretária. Sua iniciação na política deveu-se ao trabalho realizado por ela como recepcionista num programa de rádio conduzido pelo radialista Sérgio Zambiazi, ex-deputado estadual e ex-senador do RS pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, voltado à assistência social da população.

Teresa Franco

Teresa Franco

Foi eleita com 6.423 votos para a XIIª Legislatura, compreendida no período de 1997 a 2000, pelo PTB. Durante essa Legislatura, foi vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos em 1997, 1998 e 2000.

Foi a primeira mulher negra eleita vereadora titular da Câmara de Vereadores, ela e Saraí Soares foram as primeiras mulheres negras a assumirem a vereança em Porto Alegre.

Em novembro de 2001, foi denominado, pela Resolução nº 1.583, Espaço Vereadora Teresa Franco o T Cultural da Câmara Municipal de Porto Alegre. A placa denominativa conta com os seguintes dizeres: Homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre à “Nega Diaba”*, Primeira Mulher da Raça Negra a Exercer a Vereança na Capital Gaúcha.

*A origem desse apelido remonta a um episódio em que Teresa Franco teria defendido uma de suas amigas em um bar, cujo dono comentou: essa nega é o próprio diabo.