Eloy Martins da Silva

 

Ver. Eloy Martins da Silva, natural de Laguna/SC, nasceu em 1º de dezembro de 1911. Filho de Saturnino Martins e Maura Martins. Foi metalúrgico, sendo um dos fundadores do Sindicato dos Metalúrgicos. Faleceu em 08 de outubro de 2005, aos 93 anos. Integrou o Partido Comunista do Brasil – PCB, mas atuava legalmente pelo Partido Social Progressista – PSP.

Eloy Martins

Eloy Martins

Foi eleito vereador para a Iª Legislatura, referente ao período de 1947 a 1951, pela legenda do PSP, com 998 votos. Durante a Legislatura participou de diversas Comissões como a de Tomada de Contas, Comissão Especial de Obras e Comissão Especial da Casa Popular. Em 1951, participou da Comissão de Tomada de Contas e da Comissão Especial Pluripartidária, esta designada para dar parecer sobre o Relatório da Comissão Representativa, no período compreendido entre 24 de dezembro de 1950 a 05 de abril de 1951. Seus pronunciamentos, na Tribuna da Câmara, eram prestigiados por um grande número de civis. Durante o período em que exerceu a vereança participou de greves de diferentes categorias, o que culminou em algumas prisões e processos criminais de ordem política. Integrou a campanha O Petróleo é Nosso e, também, a União Estadual dos Trabalhadores.

Durante a ditadura civil-militar de 1964, viveu por sete anos em clandestinidade até ser preso em 1971, por dois anos e meio, em Santo André (SP). Escreveu três livros: Tempo de Cárcere (1981); Um Depoimento Político – 55 anos de PCB – Memórias de um Metalúrgico (1989) e Repensando a História – do século XX ao século XXI (2001).