Afonso José de Revoredo Ribeiro

Ver. Revoredo Ribeiro natural de Porto Alegre/RS, nasceu em 02 de janeiro de 1924. Formou-se Professor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, na qual foi presidente do Diretório Central de Estudantes – DCE. Também presidiu a União Estadual de Estudantes – UEE. A experiência política adquirida quando jovem, serviu-lhe para ter acesso aos cargos que veio a ocupar na vida pública da Cidade: foi Secretário de Educação e Cultura de Município e Secretário do Governo Municipal de Administração. A secretaria Municipal de Educação e Cultura foi ocupada por ele em duas ocasiões, uma na gestão do Engº Leonel de Moura  Brizola e outra na gestão do Sr. Sereno Chaise. Concorreu às eleições do legislativo municipal e assim foi eleito vereador nos períodos 1960/1964, 1964/1969 e 1969/1973. Pertenceu ao Partido Trabalhista Brasileiro e quando os eventos políticos de 1964 o extinguiram, passou a militar no Movimento Democrático Brasileiro. [1]

Revorêdo Ribeiro

Em 1959 foi eleito pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, para a IVª Legislatura, compreendida no período de 1960 a 1963. Na Câmara, em 1960, integrou a Comissão de Comunicações e Obras Públicas (CCOP), assim como a Comissão de Justiça e Redação (CoJuR). Também neste ano foi eleito vice-líder da bancada do PTB. Ainda em 1960, foi membro de três Comissões Especiais (CE’s): para emitir parecer sobre Projeto de Emenda à Lei Orgânica, para tratar da doação, ao município, de uma área de propriedade da União e para organizar o Congresso Estadual de Vereadores. Por fim, também em 1960, participou de Comissão Externa em viagem à Brasília – de 8/6 a 16/6 – para tratar, em comissão, da instalação de Refinaria de petróleo em Porto Alegre. Em 1961, foi eleito vice-líder da bancada do PTB, além de ter integrado a Comissão de Finanças e Orçamento (CFOR) e a Comissão de Inquérito. Em 1962, foi líder da bancada do PTB, integrou novamente a CFOR, e foi investido na vice-liderança da bancada a partir de 23/8, sendo ainda membro suplente da Comissão Representativa. Já em 1963, foi vice-presidente da CEFOR e também integrou a CoJuR, além de ter sido novamente vice-líder da bancada do PTB. Também integrou Comissão Externa que tinha como objetivo o envio de uma delegação da CMPA ao VI Congresso Nacional de Municípios, realizado em Curitiba, de 19/3 a 23/3; ainda neste ano integrou uma Comissão de Inquérito e outras Comissões Especiais.

N legislatura de 1964/1967, foi eleito como 4º Suplente pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro-PTB, com 2.397 votos, ou 1,1% dos votos. Tomou posse do cargo em 1964 em razão do afastamento por licença do Ver. Aloísio Filho, substituindo-o como membro nas Comissões de Justiça, Redação e Reclamação e de Finanças e Orçamento. Em 1966 assumiu o exercício do cargo novamente em favor de Aloísio Filho, em 1967, novamente em substituição ao Ver. Renato Souza, também representou a Câmara na Caravana que visitou as cidades de Santos e Curitiba, na busca de modelos administrativos no campo de obras públicas e foi suplente na Comissão Especial para alinhar a Lei Orgânica do município e o Regimento Interno às constituições Federal e Estadual, bem como integrou outras duas comissões nesta mesma sessão legislativa: para revisar o Projeto de Lei que estabelece o Código de Posturas do Município e para revisar o PLE 57/67, que aplica e disciplina, no Município, o Sistema Tributário Nacional. Em 1968 Revoredo Ribeiro foi investido Vice-presidente da Comissão de Justiça.

Na VI Legislatura em 1969, Reveorêdo Ribeiro foi empossado como 4° suplente, assumindo a vereança em virtude do Ver. titular ter sido empossado em outro cargo eletivo. Foi 3° Secretário da Mesa Diretora para o ano de 1971, bem como foi Vice-presidente da Comissão de Finanças, em 1972 o Ver. foi eleito Relator especial para acompanhar a execução orçamentária da Câmara, dentro da Comissão de Finanças.


[1] Dados retirados em: Enciclopédia Políticos Sul-Riograndenses. Porto Alegre,1975.