Amazônia – Um Olhar Sobre a Floresta – Teatro Infantil – 16 e 17 de setembro

Sinopse

Espetáculo para crianças e adultos mescla dança, teatro, música e artes visuais para representar o maior bioma brasileiro.  Classificação etária: livre Duração do espetáculo: 40min Duração do bate-papo: 20min A mais nova produção do Coletivo Projeto Gompa, Amazônia – um olhar sobre a floresta reúne dança, teatro, música e artes visuais para contar a história de animais que perdem seus ambientes naturais em função da destruição da natureza. Com direção de Camila Bauer, a montagem para adultos e crianças, propõe uma reflexão sobre as consequências do desmatamento e da poluição por meio de luzes, sons, encantamentos, bonecos e objetos que se transformam constantemente e são manipulados pelo elenco, formado por Fabiane Severo, Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves. Com direção de movimento de Carlota Albuquerque, a montagem conta com forte apelo visual, sem diálogos. Em cena, uma diversidade de texturas e formas criados por Élcio Rossini, somada ao desenho de luz de Ricardo Vivian, trazem um mosaico de diferentes moldes no espaço cênico, construindo um espetáculo plasticamente instigante. A trama mostra a saga dos heróis, os bichos, questionando também como que cada um de nós pode colaborar para a preservação e restauro dos ecossistemas. A produção traz a cena sonora composta por Álvaro RosaCosta, com grande ênfase nas sonoridades da mata, evocando a potência da Amazônia brasileira.

Concepção do projeto

A Amazônia é um dos territórios mais importantes do planeta, contemplando em sua extensão nove países da América Latina, uma das maiores biodiversidades do mundo. Talvez sejamos a última geração capaz de parar a destruição em tempo hábil de poder, ainda, restaurar a floresta. Neste sentido, como podemos nos engajar nesta causa que deveria ser de todos nós? O espetáculo Amazônia – Um olhar sobre a floresta nasceu do desejo de compartilhar com as crianças um pouco do imaginário do que é a Amazônia brasileira, seus rios, vegetação e animais, revelando por meio de cores, texturas, movimentos e sons um pouco deste universo encantado que desperta a curiosidade e interesse de milhões de brasileiros, mesmo que nunca tenham pisado em território amazonense. É um espetáculo para crianças e adultos que mescla dança, teatro, música e artes visuais, para contar a história de animais que perdem seus ambientes naturais em função da destruição da natureza. A peça propõe uma reflexão sobre as consequências do desmatamento, por meio de luzes, sons, movimentos, encantamentos, bonecos e objetos que se transformam constantemente, mostrando a saga dos heróis bichos.