20 de Novembro: Poemas de Oliveira Silveira – Dança – 2 e 3 de dezembro

Sinopse

Em comemoração ao cinquentenário do Dia Nacional da Consciência Negra, o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), apresentou a exposição “Palmares não é só um, são milhares: 50 anos do 20 de Novembro”. A inauguração ocorreu em 30 de novembro de 2021 e, dentre as atividades programadas, foi apresentada a performance de Dança, Música e Artes Plásticas “20 de Novembro – Poemas de Oliveira Silveira” destaque que abrilhantou a exposição no dia 20 de dezembro de 2021, na sede do Memorial do Rio Grande do Sul, na capital, conforme vídeo em anexo nesse projeto. Partindo da instituição do 20 de Novembro como data nacional da Consciência Negra, o espetáculo contextualiza os poemas do poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009), figura com destacada liderança e atuação no grupo Palmares e dos movimentos negros nacionais no panorama regional como os debates travados por décadas no período pós-abolição, a criação da imprensa negra e os primeiros coletivos e lideranças que influenciaram o campo reflexivo em que o Grupo Palmares atuou nos anos 1970. Os poemas de Oliveira são as obras marcantes do artista e inspirações diretas para o espetáculo, cujas performances serão realizadas pelos dançarinos Thyago Cunha (gaúcho) e Mano Amaro (gaúcho residente na Bélgica), pelo músico Rodrigo Rodrigues (gaúcho residente em SC) e pelo artista plástico Paulo Correa (gaúcho), todos artistas negros com profunda história e admiração pelo poeta homenageado. A conexão do trabalho se dá através de coreografias de dança afro contemporânea gaúcha que conectam a arte e o folclore religioso com movimentos e simbologias característicos do estado do RS, sendo um trabalho inédito de pesquisa e história, evidenciando a nossa cultura sobre os poemas de Oliveira Silveira e a dança dos orixás de forma contemporânea. A criatividade se dá também na música com criações próprias para o espetáculo e intuitiva, pois boa parte das composições acontece ao vivo entre o músico e os dançarinos fazendo dos movimentos criatividades para as notas musicais e da criação musical para o surgimento de movimentos novos. Nesse contexto o artista plástico desenha a inspiração de todo esse movimento criativo em uma tela sugerida pelos artistas em cena.

Concepção do projeto

O projeto “20 de Novembro – Poemas de Oliveira Silveira” é um espetáculo de dança, mas também de música e artes plásticas visuais com um roteiro inspirado nas obras do poeta e líder do movimento Palmares, Oliveira Silveira. Os primeiros negros que aportaram no RS vieram do RJ e Bahia e após a demanda de trabalho ficar alta, os navios negreiros aportavam diretamente no estado RS para o trabalho com charque, matéria principal de comércio da época. Os negros no RS, pelo clima, solo e trabalho escravo, sofreram suas próprias influências, adaptações e transformações culturais do resto do Brasil. Aqui, eles cultivaram hábitos, costumes, ritos, religião e características próprias. Tudo isso, identifica um corpo negro gaúcho contemporâneo peculiar, pouco conhecido, infelizmente, pela nossa própria cultura gaúcha, uma vez que se consome a cultura do negro da Bahia e do Rio de Janeiro como sendo referência para toda uma forma de se fazer arte, dança, música e ritualística negra brasileira. O proponente deste projeto é negro, formado em dança, profissional da dança com mais de 25 anos de experiência, trazendo sempre consigo a cultura negra em seus trabalhos. Porém, até mesmo ele se questionou sobre suas referências culturais interiorizadas em seu corpo e mente. E foi aí que se deu conta do quanto faltavam bibliografias, materiais de pesquisa acadêmicas e empíricas acerca da cultura negra gaúcha. Foi através desse mergulho cultural nas origens do povo negro gaúcho, que surgiu o espetáculo “20 de Novembro – Poemas de Oliveira Silveira”, utilizando recortes dos poemas deste líder (obras que atravessam os tempos, vindo da mãe escravidão até os dias atuais e narrando a luta da valorização do negro no Brasil que eleva esse artista e ativista ao reconhecimento nacional sobre a militância do negro no país). O espetáculo “20 de Novembro – Poemas de Oliveira Silveira” é uma expressão cultural contemporânea pura, de difusão das esferas históricas, mitológicas e culturais africanas tão influentes na cultura brasileira e do povo gaúcho. Essa tentativa de mudança no paradigma sobre a arte e a história, mitologia, simbologia e cultura, oferecendo um espetáculo diferenciado, ousado, inovador e com equipe técnica de grande gabarito (com composições musicais, criação de tela e coreografias exclusivas para o espetáculo), fazendo com que o projeto possa contribuir para as ações culturais de democratização e que se sustentem para a transformação de futuras gerações.