Sinopse
Vivir é o novo espetáculo de dança e música flamenca do coletivo Del Puerto. O espetáculo estreou em dezembro de 2022, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. As três solistas, Daniele Zill, Juliana Prestes e Graziela Silveira, bailam diferentes estilos do flamenco (palos), acompanhadas pelos músicos Giovani Capeletti, Uyara Camargo, Rafael Melo, Leonardo Dias e Juliana Kersting.
A proposta cênica apresenta o flamenco não somente como uma linguagem artística, mas como uma forma de se expressar, de sentir e de se relacionar com as pessoas e o mundo. Além disso, VIVIR ressalta, para nós, o significado do flamenco durante estes últimos anos. Foi acima de tudo, uma forma de manter o grupo de artistas vivo e em contato – nós resistimos com ele. Uma forma de viver a coletividade que só o flamenco é capaz de proporcionar.
Descrição do Projeto
Vivir foi criado e concebido durante os três difíceis anos pandêmicos. DESCRIÇÃO Em cena, onde músicos e bailarinas executam ao vivo a trilha original, transcorre uma narrativa flamenca sobre esses anos, muitas vezes com processos criativos online e artistas isolados fisicamente. O espetáculo se inicia no hall do teatro e conduz a plateia até a sala de apresentação, onde a guitarra flamenca já soa, sozinha. Na sequência, o grupo assume as coreografias estreadas em 2022. No cenário, cadeiras para músicos, palmeras e bailarinas, duas mesas com luminárias, recriando o ambiente despojado das nossas casas e um mantón preto de flores coloridas, herança da fundadora da companhia, Andrea Del Puerto. Os figurinos são compostos por blusas, calças e saias assinadas por grifes flamencas nacionais e peças de acervo pessoal. As cores variam do preto ao colorido mais vibrante, que vão tomando conta da cena aos poucos. A iluminação nos conduz à diferentes sensorialidades, predominantemente intimista, delimitando espaços cênicos e criando jogos de luz e sombras.