PATRÍCIA BOHRER

Respiro, série lugares que ainda não visitei, pintura sobre papel, tinta acrílica, oastel oleoso e grafite 96x137 cm, 2023

Respiro, 2023 – Série Lugares que Ainda não Visitei – pintura sobre papel, tinta acrílica, pastel oleoso e grafite 96×137 cm.

Respiro – Série Lugares que Ainda não Visitei – 2023
Meu trabalho parte de uma poética do cotidiano, como um hábito, um diário gráfico. É uma forma de perceber o mundo, capturar coisas que me afetam de um entorno imediato, mas também de criar uma conexão, uma intimidade com o que é observado. É a busca de algo que se ilumina em pequenas brechas para além do instante presente, a prática da atenção como oposto da indiferença e a tentativa de entrar no terreno invisível de tensão entre a realidade e uma reconfiguração dela. Quando algo me captura, ali o trabalho começa.
No processo da pintura crio ambientes de uma ficção, sugestões de narrativas a partir de cenas, situações e elementos de um repertório pessoal, coisas que são muito familiares, mas que ora convivem, ora colapsam num tempo subjetivo, de lembranças, devaneios e situações presentes. Pode ser a cena de um filme ou da janela do atelier, um objeto da casa, a observação de pessoas desconhecidas em situações particulares, animais, plantas, cadernos de viagens, lembranças de situações de uma intensidade vivida, traumas coletivos de uma crise ecológica, a atmosfera de um sonho, sensações físicas ou emocionais.
A série Lugares que ainda não visitei é esse território desconhecido da pintura, onde sem planejamento, hierarquia ou ordem, tudo cabe, tudo tem lugar, pertencimento. São lugares onde fragmentos que vem de tempos e contextos diferentes criam vínculos, se encontram em associações aleatórias, situações inesperadas, formando pequenos enigmas de uma interdependência possível. [1]

 

[1] Texto sob responsabilidade da artista.