LURDI BLAUTH

Sopra, sopra, ponta seca sem matriz poliestireno, impressão sem papel hahnemuhle, dimensões 200x45 cm, 2022

Sopra, sopra, ponta seca sem matriz poliestireno, impressão sem papel hahnemuhle, dimensões 200×45 cm, 2022

 

Sopra, Sopra – 2022

As minhas investigações poéticas no campo da gravura abrangem procedimentos de contato entre distintos conceitos como matriz, imagem, repetição, impressão, reprodução, múltiplo. Utilizo a fotografia digital para capturar imagens, os meios tradicionais como a xilogravura e a gravura em metal – calcografia, além de
procedimentos alternativos que se aproximam da litografia como o mokulito – matriz de madeira, offset e poliéster. Os trabalhos resultam em dimensões diferenciadas com processos gráficos que envolvem a gravura como gravura, a gravura/objeto e instalações.

Na produção artística atual trabalho a partir de elementos presentes na natureza, propondo assinalar estados cíclicos e temporários, onde nada é constante, tudo está em transformação, tudo é passagem. As imagens são resultantes de observações e deslocamentos cotidianos, valendo-me da fotografia para registrar uma infinidade de plantas em seus múltiplos detalhes e resiliências. No momento posterior, algumas imagens são ressignificadas por meio de uma das linguagens técnicas da gravura e impressas sobre papel. Pelo gesto de gravar a superfície de uma matriz, tento gerar uma certa permanência de um instante efêmero.

Ao mesmo tempo, ocorre a inversão da imagem gravada sobre a matriz que pelo processo de impressão ocorre a captura de algo que produz uma semelhança. A impressão é imagem dialética que nos fala do contato (o pé que afunda na areia) e da perda (a ausência do pé na impressão que ficou na areia). E nesse sentido, as imagens de uma gravura vão além do controle técnico, podem envolver meios rudimentares ou técnicas mais elaboradas, é um meio aberto à experimentação e criação poética.

As imagens da Série Outras Delicadezas são realizadas sobre matrizes de poliestireno transparente com a técnica de gravura em metal – ponta seca, a qual permite criar delicados sulcos sobre a superfície, revelando grafias de linhas aveludadas através de gestos ora mais leves, ora mais profundos. Para o 24° Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre, apresento três trabalhos produzidos tendo como referência elementos encontrados na natureza. [1]

Sopra…sopra é uma planta conhecida como dente de leão, muito delicada e se desfaz com um sopro, e quando é soprada, as suas sementes se espalham e podem crescer em qualquer lugar. A imagem é gravada com uma fina ponta de metal para realçar a leveza e a delicadeza das plumas desta planta. O procedimento compreende da entintagem da matriz com tinta branca e da impressão gradativa sobre 5 papéis de hahnemühle, preparado com tinta de impressão preta, formando um políptico. São impressões únicas, sendo apresentada com moldura preta. [1]

Ninho pendente, ponta seca sem matriz de poliestireno transparente, impressão sem papel hahnemuhle, dimensões 80x60 cm, 2022

 

 

 

Ninho Pendente – 2022

Ninho pendente, esta imagem é resultante de um ninho abandonado, já em fase de desconstrução, encontrado em uma mata. A imagem, igualmente, foi gravada com uma fina ponta de metal, buscando me aproximar das delicadas tramas construídas por um pequeno pássaro tecelão. A matriz foi impressa sobre dois papéis hahnemühle, uma com tinta preta e, a outra com tinta branca sobre papel preparado com tinta de impressão, formando um díptico. Será apresentada com moldura preta. [1]

 

[1] Texto sob responsabilidade do artista.