JULIANA KOETZ

Frame 02

Frame 02

Frame 03

Frame 03

Memórias Despejadas – 2024

O vídeo Memórias Despejadas (ou a enchente levou tudo e encontraram a luta) é um ensaio visual sobre memórias-sensoriais das horas vividas na Ocupação Sarah Domingues.

Nessas imagens é possível ver registros apressados em vídeo: marcados pela imprecisão técnica, como a baixa velocidade do shutter ou a superexposição causada pela troca de ambiente rápida de dentro para fora do prédio, sobreposição dos áudios de diferentes momentos, sem uma linearidade temporal exata, palavras de ordem, ruídos de limpeza.

Com isso, o vídeo explora uma estética da memória-lembrança, desorganizada, imperfeita e marcada pela técnica das emoções. Elas são marcadas por dois tempos, o da esperança e reconstrução, em que as famílias se organizam, limpam e dão função social ao imóvel, e o do despejo, fragmentado e difícil de visualizar ou racionalizar com precisão.

O trabalho busca revelar o que raramente se vê nas matérias jornalísticas e documentais do tipo – a experiência sensorial e imaginativa, que também ocuparam e foram despejadas daquele determinado espaço. [1]


[1] Texto sob responsabilidade do artista.