Prumo – 2022
Minha experiência como técnico na área da gravura, traz para produção uma atenção ao processo e as possibilidades dentro das experimentações, essa exploração de materiais e técnicas traz a tona uma nova camada de expressão na produção atual, na série Tijolos 6 Furos utilizo a técnica da frottaguem, porém realizando uma série de adaptações no processo e uma investigação cerca dos materiais, buscando um resultado gráfico mais próximo da gravura, porém trazendo esta técnica que fica em um limiar entre a gravura e o desenho, esse não lugar da técnica, reflete os diversos não lugares construídos por estes processos de apagamento histórico.
Na série são desenvolvidas frottagens de tijolos 6 furos, utilizando pó de carvão e óleo de linhaça, terra e emulsão acrílica.
Dentro deste ambiente de experimentação é comum surgirem trabalhos híbridos, que misturam essas diferentes técnicas no mesmo suporte, como nas obras Prumo e Cavadeira, nestes trabalhos o desenho é articulado sob um plano de fundo produzido em frottaguem. Essa estrutura que imita o espaço é produzida pela repetição de uma mesma peça, como um eco que reverbera dentro do espaço. [1]
[1] Texto sob responsabilidade do artista.