Entre uma Coisa e Outra – 2024
Entre uma coisa e outra não é um marca-páginas, apesar de ter formato que lembre um e possa ser usado como tal. De um lado, em fundo branco, se lê: Isso não é um marca-páginas, escrito em preto. No lado oposto, em fundo preto, se lê: Isso é uma publicação, em branco, e o texto é acompanhado por um número de ISBN perpendicular ao texto, alinhado à direita e ao centro. A publicação tem formato 5 x 18 cm, impressão frente e verso em papel cartão 300g/m2, e finalizado com laminação fosca.
As frases e suas ambiguidades evocam procedimentos presentes no trabalho de René Magritte: Ceci n’est pas une pipe, enunciada no trabalho intitulado La trahison des images, realizado em 1929, onde o artista apresenta a imagem de um cachimbo, mas acompanhada pela inscrição isto não é um cachimbo, o que provoca uma reflexão sobre a natureza da representação e a relação entre imagem e realidade. Algo semelhante ocorre em Entre uma coisa e outra, onde o que se vê é a estrutura formal que remete a um marca-páginas que se afirma textualmente como não o sendo e, ainda, afirma ser uma publicação.
Poderia um aparente marca-páginas ser uma publicação? Este trabalho abre uma discussão sobre o que é publicar e como pode ser feito.
Entre uma Coisa e Outra, 2024 – Papel cartão 300g/m2 com laminação fosca. Formato 5x18cm, 2p
Conceito-dado/Concept-die – 2023
Conceito-dado/Concept-die tenta facilitar a compreensão dos conceitos de lugar, espaço, local, território e sítio explorando a aleatoriedade. O trabalho, um múltiplo apresentado como um dado planificado, impresso em papel sulfite 180g/m2, formato A4, que deve ser recortado e montado, brinca com os conceitos de forma que o onde se torna categorizável na ação de jogar com as palavras.
Ao montar o dado, aplicando os cinco conceitos escolhidos em cada uma das faces, uma delas fica em branco, deixando o conceito a ser aplicado em aberto, possibilitando que o onde do objeto de análise fique em suspenso, sob observação, ou então que qualquer um dos conceitos seja aplicado, ou ainda, que uma outra possibilidade apareça. O espaço em branco é talvez indeterminado, talvez vazio, incompleto. Conceito-dado traz no título um jogo de palavras: é um dado, peça com seis lados iguais que apresentam informações como números ou palavras; dá um conceito, uma definição, algo que já está estabelecido; e é uma informação que descreve e qualifica algo. O título surge como um brincar com a ambiguidade, dando outra característica de jogo ao trabalho, para além do fato de que ele foi feito para ser jogado.
Por que categorizar um onde é tão importante? Como decidimos qual é a palavra que vamos utilizar ao designar onde estamos?
Topofobia – 2023
O Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é o edifício onde são realizadas as aulas e atividades dos cursos de Artes Visuais, de História da Arte e de Música, além do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV). Topofobia surge como uma resposta às sensações decorrentes da minha observação, percepção e experiência no IA. Se trata de um fotolivro que registra as problemáticas que ele carrega, que podem ser estendidas para além do período em que ocorre a captação das imagens.
Topofobia é uma publicação de artista que apresenta fotografias, realizadas entre 6 de março e 19 de junho de 2023, que retratam percepções sobre as peculiaridades do IA- UFRGS. Possui formato 20,4 x 15,2 cm, contendo 36 páginas, e é composta por 35 imagens coloridas. Cada fotografia ocupa o formato de uma página, 14,5 x 20,4cm, preenchendo as folhas até as margens, com exceção da imagem que contempla o espaço da capa e da contracapa, medindo 29 x 20,4 cm. O corpo do livro é impresso em papel vergê branco 180g/m2.
A encadernação é feita com elástico preto de 2,8mm de diâmetro amarrado com um nó na parte inferior do livro, passado pelo meio das páginas soltas, apenas dobradas ao meio, e posicionado de forma que fique visível na capa. Cinta em papel color plus preto 180g/m2, com título impresso em preto na parte externa, finalizada com elástico unindo a parte superior e inferior na face da contracapa. [1]
[1] Texto sob responsabilidade da autora.