VII Legislatura

Em 15 de novembro de 1972, o povo de Porto Alegre foi às urnas para eleger os vereadores que ocupariam as 21 cadeiras da Câmara Municipal de Porto Alegre – CMPA – durante a VII Legislatura (1973-1976). Assim como em 1968, todavia, as eleições para a Prefeitura Municipal não ocorreram concomitantemente às da Câmara, já que os prefeitos das capitais dos estados agora eram nomeados pelo novo regime ditatorial civil-militar, e não mais eleitos pelo voto direto.

Com o fim do regime pluripartidário imposto pelo Ato Institucional No 2 – AI-2 – de 1965, e com a subsequente inauguração do regime bipartidário a partir do Ato Complementar No 4, todos os vereadores eleitos integravam, obrigatoriamente, apenas dois partidos: a Aliança Renovadora Nacional – ARENA – e o Movimento Democrático Brasileiro – MDB.

Assim como ocorrera nas eleições anteriores, o pleito de 1972 levou a uma vitória numérica do MDB: dos 21 vereadores eleitos para a VII Legislatura, nove eram da ARENA, e doze representavam o MDB. Os oposicionistas receberam um total de 185.639 dos votos – cerca de 52%[1] dos votos totais. Destes, 181.467 foram votos nominais – ou seja, direcionados a candidatos – e 4.172 foram votos direcionados à legenda como um todo. Pelo lado da ARENA, foram contabilizados 137.591 votos – cerca de 38% dos votos totais. Destes, 133.222 foram votos nominais, e 4.369 foram votos direcionados ao partido como um todo.

Para maiores informações, acesse aqui

Vereadores Titulares

Afonso Revorêdo Ribeiro MDB

Afonso Revorêdo Ribeiro
MDB

[1] A porcentagem apresentada se refere à proporção de votos recebidos pelo partido em relação ao total de votos registrados – votos válidos + votos brancos + votos nulos – na eleição em questão.