PRÊMIO INCENTIVO À CRIATIVIDADE
Sangue do Meu Sangue – 2024
Este conjunto de trabalhos é parte de minha pesquisa para o mestrado em Poéticas Visuais (PPGAV-UFRGS), com previsão de conclusão ainda para 2024. Nessa pesquisa tenho realizado, a partir da linguagem da pintura e da fotografia e com enfoque na pintura figurativa, a construção de trabalhos que entendo como dispositivos autoficcionais e de memória coletiva negra e mestiça, partindo de álbuns de famílias interraciais como motivo representacional.
Eu pinto em primeira pessoa. Há algum tempo venho incluindo em minha prática artística a reflexão sobre meu universo íntimo. Nessa série, voltei-me a um “eu criança” ,parti do lugar da memória. A partir do olhar para os meus próprios álbuns de família – e depois também para os arquivos de terceiros – procurei o que foi o dia a dia de uma criança negra de pele clara no sul do Brasil.
Os álbuns fotográficos, esses curiosos objetos, geralmente guardam e acompanham uma série de histórias e narrativas. Trabalho com recortes de um corte fotográfico, que transformo em pintura seguindo o rastro de uma ferida, de uma pista, de algo que eventualmente pode não ter sido percebido, ou mesmo que tenha sido sistematicamente esquecido, ali naquela imagem. Meu jogo é tirar os fantasmas das fotografias, a partir da concretude da pincelada, da vibração da cor e do gesto. [1]
[1] Texto sob responsabilidade da artista.