MARTINA NICKEL

Mergulho Cerâmica e Concreto, 2024 49 x 22 x 14 cm

MENÇÃO HONROSA
Mergulho Cerâmica e Concreto – Inerte – Ríton

As criaturas imaginárias surgem a partir de uma pesquisa focada na produção tridimensional da artista.

Os seres resultantes dos processos escultóricos ganham uma potência poética transformadora através dos olhares férteis e transportam o espectador para o seu interior, em uma viagem lúdica. A artista explora a presença do humano e a sua relação com a natureza, cargas simbólicas unidas a uma estranha composição híbrida, direcionam o olhar à códigos míticos. Seres fantásticos passam a inverter os papéis dos saberes, evocam em si a sensação de consciência humana e convidam, dessa forma, a acessar um universo de fantasias e fábulas, onde podemos nos identificar e realizar novas formas de ser. Na potência do imaginário reside a fantasia transformadora que dissipa a diferença entre os seres vivos e os seres ficcionais,

Inerte, 2024 – Papel Machè 53 x 43 x 35 cm

o que é sonhado e construído na ficção reflete e transforma a realidade.
Os sentidos se transformam nos sonhos, nas metáforas, nas alegorias e sensações. Dentro da imensidão do universo ficcional, encontra-se a liberdade de criação.

Ao imergir no mundo fantástico dos seres, corpos inanimados emanam sons, pulsam e vibram, podem se expressar através de palavras ou por cantos, percorrem lugares obscuros ou imensamente amplos, vivem à espreita, a sós, ou em calorosos bandos. Imersos em seus ofícios, dançam, voam, pensam e contemplam o que criamos para cada um deles.

Os trabalhos propostos para o salão são resultados recentes desta pesquisa, construídos em materiais diversos, a artista joga com as especificidades e qualidades matéricas de cada técnica, a fim de explorar diferentes resultados escultóricos, tatéis e da cor, uma estratégia para instigar descobertas ao longo do processo de modelagem, tanto nas surpresas do processo cerâmico quanto na liberdade de construção através do papel machê.

A temática das esculturas permanecem em torno da animalidade e fantasia, a imaginação e a ficção são, desta forma, vistas como instrumentos de elaboração da realidade. Um interesse na investigação de métodos que estimulem a imaginação, formando significados simbólicos através da interação com os seres em um livre jogo criativo. [1]

Ríton, 2023 – Cerâmica 30 x 28 x 15 cm

 

 

 

A artista nasceu em Porto Alegre, RS, em 1992. Vive e trabalha em Porto Alegre. É graduada em Artes visiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha com escultura, pintura, gravura e fotografia. Desenvolve um trabalho diverso, transitando entre variadas formas de expressão. A sua produção se artiística se constitui através de um inventário ficcional, seres e narrativas que carregam mensagens para o homem, mas impregnadas de referências da animalidade e da natureza. Para constituir esse universo mescla texturas, sensações e formas para a criação de criaturas fantásticas. Faz parte dos acervos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e do Museu de Arte Contemporânea de Santa Maria (MASM). [1]


[1] Texto sob responsabilidade do artista.