21º Salão de Artes Plásticas

Loguinho 21 Salão

PREMIADOS E SELECIONADOS

Prêmio Aquisição
– Manu Raupp (sem título, desenho em caneta e grafite sobre papel, 2016) – Porto Alegre

Premiação do 21º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre

Prêmios de Incentivo à Criatividade
– Alexandre De Nadal (três obras da série Bã bié ta: Av. Assis Brasil, Av. Azenha e Av. João Pessoa, arte digital, 2016) – Porto Alegre
– Bruno Borne (A1, vídeo-arte, 2015) – Porto Alegre
– Carine Krummenauer (três obras sem título, desenho em grafite sobre papel, 2015) – Marcelino Ramos (RS)
– Fábio Vasconcelos (Orgânico Emersão e Orgânico Profunduras, cerâmica, 2015) – Santa Rosa (RS)
– Jander Rama (Implante para Pedestres, Homem Modular, Tecno-sereia Submarina, gravura, 2016) – Porto Alegre

Demais selecionados
Cristiano Sant’Anna (fotografia) – Santa Maria (RS)
Daiana Schropel (objeto) – cidade de José C. Paz, Argentina
Eduardo Andrejew (pintura) – Porto Alegre
Kaue Nery (pintura) – São Leopoldo (RS)
Lia Freitas (cerâmica) – Porto Alegre
Lorena Steiner (pintura) – Canoas (RS)
Magna Sperb (escultura) – Novo Hamburgo (RS)
Maísa Stolz (escultura) – Santo Ângelo (RS)
Marcelo Bordignon (pintura) – Porto Alegre
Márcia Braga (objeto) – Santo Ângelo (RS)
Moacir Chotguis (colagem) – Santana do Livramento (RS)
Natalia Schul (fotografia) – Curitiba (PR)
Raul Saldanha Pilla (cerâmica)  – Porto Alegre
Rita da Rosa (instalação) – Pelotas (RS)
Thiana Sehn (pintura) – Camaquã (RS)
Verlu Macke (objeto) – Rolante (RS

Homenagem a Paulo Porcella

Este ano, o 21º Salão da Câmara presta homenagem aos 80 anos de Paulo Porcella e seu legado para as artes visuais do Rio Grande do Sul. Nascido em 1936 em Passo Fundo (RS), Porcella chegou a Porto Alegre nos anos 50 para estudar Artes na Ufrgs. É pintor, gravurista e muralista, com trabalhos de grande destaque, como os oito murais intitulados O Caminho – uma visão renovadora dos jesuítas, na Unisinos, em São Leopoldo. Também se dedicou ao desenho, à aquarela e à restauração. Foi professor e diretor do Atelier Livre da Prefeitura. Junto ao Salão ele expõe sua pintura A Virgem de Mercy (2016).

CATÁLOGO DO 21º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS CMPA

Comissão de Seleção

Anete Abarno – Nasceu em Porto Alegre, em 1953, graduou-se no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1976. Professora, curadora e designer gráfica e de exposições. De 1980 a 2003, foi instrutora no Atelier Livre da Prefeitura. De 2010 a 2016, coordenou a área de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Entre outros prêmios, conquistou o 1º lugar do Prêmio Phillips de Arte, em 1994, com exposição no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Participou de mostras no Brasil e no exterior, tem diversas publicações e obras em acervo no Museu D’Art de Girona (Espanha), no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) e na Pinacoteca Aldo Locatelli, de Porto Alegre. Trabalha e reside na capital gaúcha.

Renato Garcia – Nasceu em Santana do Livramento (RS) em 1965. Graduou-se em Desenho pela Ufrgs, onde também concluiu o Mestrado em Poéticas Visuais com a tese Encontros entre o Desenho e a Escultura. Participou de diversas exposições, entre elas Economia da Montagem, em 2012, no Margs, e Correndo o Risco III, em 2012, no Museu do Trabalho. Atualmente é instrutor de desenho no Atelier Livre de Porto Alegre e professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Jorge Luis Portanova – Nasceu em Porto Alegre em 1952. Graduou-se em Arquitetura pela Ufrgs, e Pintura, no Instituto de Artes da mesma universidade. Atuou como desenhista na Prefeitura de Porto Alegre, onde também chefiou o Setor de Mostras e Exposições e as pinacotecas Aldo Locatelli e Rubem Berta. Foi responsável pela organização e a curadoria de diversas mostras e exposições durante os 20 anos que esteve à frente dessas áreas, como o Salão de Artes da Cidade de Porto Alegre, o Salão de Desenho para Imprensa e o Festival de Artes da Cidade. Foi ainda o responsável pela concepção de espaços como a Galeria Iberê Camargo, as salas de exposição do Paço Municipal e o projeto do Acervo Artístico, onde se localizam as pinacotecas Aldo Locatelli e Rubem Berta hoje.

RESULTADO DA SEGUNDA ETAPA – SELEÇÃO