MARCIA DA ROSA

Erytrina Speciosa. Pastel seco sobre papel preto Tiziano / Dimensões: 150 x 92,5 cm / Ano: 2020

Erytrina Speciosa. Pastel seco sobre papel preto Tiziano / Dimensões: 150 x 92,5 cm / Ano: 2020 / Valor: R$ 4.500,00

Esta obra faz parte de uma série de trabalhos que foram feitos durante a pandemia. Nestes desenhos em papel,  em pequenas e grandes dimensões  são frutos de projetos coletivos como a ´serie “Árvores”. O trabalho sempre é realizado a partir de fotos de flores em decomposição, ou flores em um  espaço determinado ou lugar em si, como paisagem ou micro paisagens.

Em sua dissertação de mestrado a  pergunta: O que é a flor para você? Norteou sua pesquisa e a resposta foi que as flores em suas obras são pessoas. esta descoberta e busca pela resposta suscitou a escuta para dialogar com autores e  artistas diferentes possibilitando, a realização de várias exposições com o título: O que é flor para você?  Assim, as respostas que as pessoas davam durante as mostras, trouxeram à artista referências para deslocar seu olhar a partir das observação do outro.

O foco das obras são sempre o homem e suas vivências. sua poética enquanto artista transcorre no registro das várias experiências que vivencia ao longo de sua existência transformados em complexas formas de natureza. Em seu trabalho plástico visualmente se percebe as naturezas-mortas pelas imagens em decomposição, com aparência de algo passageiro ou efêmero. sua aparência torna-se  interessante, não  importando mais se foi uma representação direta da natureza, a imagem de uma flor, folha ou borboleta . Poderia ser qualquer outro elemento. ver o que pode suscitar as trocas humanas, nos interstícios, nas dobras, nos meios e a experiência suscitada, é  aflorado em termo s artísticos, sobretudo os últimos quatro anos em pintura e desenho.[1]


[1] Texto sob responsabilidade da artista