IV Legislatura

No ano de 1959, as eleições para a Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre – CMPA – ocorreram, novamente, juntamente à eleição para prefeito e vice-prefeito. Assim sendo, no dia 8 de novembro de 1959, a população de Porto Alegre foi às urnas para escolher os seus representantes, que viriam a ocupar as 21 cadeiras da CMPA, assim como os dois ocupantes dos assentos do Executivo Municipal.

Com uma população de 542.680 pessoas, sendo que 213.427 dessas faziam parte do eleitorado inscrito, Porto Alegre contabilizou 193.824 votantes – uma taxa de abstenção de 9,18%. O mesmo eleitorado que escolhera o prefeito e seu vice, também votou para a formação da CMPA, elegendo 21 vereadores de 7 partidos diferentes: Partido Trabalhista Brasileiro – PTB – Partido Social Democrático – PSD – Partido Libertador – PL – União Democrática Nacional – UDN – (em coligação com o Partido Socialista Brasileiro – PSB), Partido Social Progressista – PSP – Partido Republicano – PR – e Partido Democrata Cristão – PDC. Dos sete partidos que tiveram representantes eleitos para a IV Legislatura da CMPA em 1959, todos já tinham vereadores na Legislatura anterior. Assim como havia ocorrido nas eleições de 1955, o Partido de Representação Popular – PRP – não obteve êxito em eleger representantes para a IV Legislatura da CMPA. Já o PSB, que nunca havia conseguido eleger vereadores para a CMPA desde a redemocratização, desta vez obteve sucesso ao coligar-se com UDN – apesar do fato de que os dois vereadores da coligação eleitos eram membros da UDN.

Assim como nas três legislaturas anteriores, o pleito eleitoral de 1959 formou uma Câmara dominada pelo PTB, que recebeu 64.974 votos – cerca de 34% dos votos totais[1] – o que lhe concedeu 8 assentos na CMPA. O segundo partido mais votado foi o PSD, que alcançou 23.113 votos – cerca de 12% dos votos totais – o que lhe rendeu 3 assentos na CMPA. O terceiro partido mais votado foi o PDC, que obteve 21.863 votos – cerca de 11% dos votos totais – o que também lhe concedeu 3 assentos na CMPA. Já o quarto partido mais votado foi o PL, que levou 17.371 votos – cerca de 9% dos votos totais – o que lhe permitiu ter 2 assentos na CMPA. O quinto partido mais votado foi o PR, que alcançou a marca de 14.782 votos – cerca de 8% dos votos totais – conseguindo 2 assentos na CMPA. Já o sexto partido mais votado foi a UDN, em coligação com o PSB, que recebeu 14.583 votos – cerca de 8% dos votos totais – o que também lhe rendeu 2 assentos na CMPA. Finalmente, o sétimo partido mais votado foi o PSP, que levou 14.168 votos – cerca de 7% dos votos totais – o que lhe concedeu direito a 1 assento na CMPA. O PRP, que não elegeu vereadores neste pleito, recebeu 8.360 votos – cerca de 4% dos votos totais.

Para maiores informações, acesse aqui

Vereadores Titulares

Ábio Hervé PTB

Ábio Hervé
PTB

Afonso Revorêdo Ribeiro PTB

Revorêdo Ribeiro
PTB

Alberto André PTB

Alberto André
PTB

Alberto Schroeter PR

Alberto Schroeter
PR

Alpheu Maximiliano Barcelos UDN/PSB

Alpheu Maximiliano Barcelos
UDN/PSB


 

Antonio Giudice PTB

Antonio Giudice
PTB

Célio Marques Fernandes PSD

Marques Fernandes
PSD

Geraldo Daniel Stédile PSP

Geraldo Daniel Stédile
PSP

Germano Petersen Filho PSD

Petersen Filho
PSD

João Lúcio Marques PTB

Lúcio Marques
PTB


 

José Aloísio Filho PTB

Aloísio Filho
PTB

José César Mesquita PTB

César Mesquita
PTB

José Sperb Sanseverino PDC

José Sanseverino
PDC

Larry Pinto de Faria UDN-PSB

Larry de Faria
UDN-PSB

Lauro Pereira Rodrigues PTB

Lauro Rodrigues
PTB


 

Leônidas Rangel Xausa PDC

Leônidas Xausa
PDC

Manoel Osório da Rosa PL

Osório da Rosa
PL

Marino dos Santos PR

Marino dos Santos
PR

Milton Faria Krause PDC

Milton Faria Krause
PDC

Otávio Badui Germano PSD

Octávio Badui Germano
PSD


 

Say Rodrigues Marques PL

Say Marques
PL


Vereadores Suplentes

Agenor Camboim PR

Agenor Camboim
PR

Antônio Jorge Achutti PTB

Antônio Jorge Achutti
PTB

Ary Veiga Sanhudo PSP

Ary Sanhudo
PSP

Augusto Louzada da Cunha PR

Augusto da Cunha
PR

Gilberto Bruno PTB

Gilberto Bruno
PTB


 

Jairo Fernandes Cruz PDC

Jairo Cruz
PDC

Jorge Alberto Campezatto PR

Jorge Alberto Campezatto
PR

José Lino Avalone PL

José Lino Avallone
PL

Júlio Juracy da Luz PSD

Júlio Juracy da Luz
PSD

Luiz Hassib Maluf UDN/PSB

Luiz Maluf
UDN/PSB


 

Milton Pozolo de oliveira PDC

Pozolo de Oliveira
PDC

Oscar de Camillis Filho PR

Oscar Filho
PR

Pedro Dias Ripoll PSD

Pedro Ripoll
PSD

Valério Malinsky PTB

Valério Malinsky
PTB

 


[1] A porcentagem apresentada se refere à proporção de votos recebidos pelo partido em relação ao total de votos registrados – votos válidos + votos brancos + votos nulos – na eleição em questão.