Ver. Tasso Vieira de Faria

Tasso Vieira de Faria nasceu em Porto Alegre, no dia 18 de novembro de 1915. Filho de Osvaldo Vieira de Faria e Alice Moor de Faria.
Tasso Vieira de Faria

Estudou no Ginásio Anchieta; graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, 1939; especializou-se em clínica médica e ginecológica.
Foi diretor do Ambulatório de Homens da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; assistente de Clínica Médica Propedêutica Cirúrgica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre; um dos fundadores e secretário-geral, 1949, da primeira diretoria da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul – SGIRGS; membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Porto Alegre; um dos idealizadores da Academia de Letras do Rio Grande do Sul; da Academia Sul-rio-grandense de Letras[1].
Ensaísta, conferencista e cientista, é autor de diversas obras: A Ronda dos Sacrifícios, crônicas da Santa Casa de Misericórdia, 1943; Excursão ao Paraná, 1943; Elementos Psicopedagógicos e os Meios de Informação, 1956; As Funções Sexuais e o Envelhecimento do Homem, Globo, 1957; A vida sexual do homem a partir dos 40 anos, 1968, entre outros[2].
Elegeu-se vereador, pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, para a Iª Legislatura da Câmara Municipal de Porto Alegre, período de 1947-1951.
Exerceu os seguintes cargos: relator-geral da Comissão de Petições, Reclamações e Redação, 1948; 2º secretário da Mesa Diretora, 1949 e 1950; relator da Comissão de Tomada de Contas, 1951.
Presidiu a Câmara Municipal de Porto Alegre no período de 23 de janeiro a 5 de abril de 1951[3].
Faleceu no dia 2 de julho de 1972.

[1] Conforme publicado no site do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul; acesso em 20 de agosto de 2012.
[2] Idem nota anterior
[3] Conforme registro na ficha cadastral do vereador e nos Anais da CMPA.