Ver. Derly Chaves

Derly de Azevedo Chaves nasceu em Rosário do Sul, no dia 3 de setembro de 1895, filho de Ataliba da Rosa Chaves e Etelvina de Azevedo Chaves.
Derly de Azevedo Chaves

Viveu a infância e juventude em Alegrete, tendo estudado no colégio dos Irmãos Maristas dessa cidade. De origem católico-romana, ligou-se, ainda na juventude, à Igreja Metodista. Estreou, ainda em Alegrete, como professor do colégio Metodista. Optou pelo magistério teológico e o ministério pastoral. Estudou no Instituto Granbery, de Juiz de Fora/MG, no qual se graduou Bacharel em Ciências e Letras e em Teologia. Pós-graduou-se em Teologia pela Emory University, na cidade de Atlanta, Estado da Geórgia/EUA. Em Juiz de Fora, conheceu e casou-se com a senhora Otília de Oliveira.
Regressando ao Rio Grande do Sul, exerceu o ministério pastoral em São Borja, Itaqui, São Luiz Gonzaga, Santa Maria e Cachoeira do Sul. Como reitor da Faculdade de Teologia do Instituto Granbery, Juiz de Fora, reorganizou e ampliou essa instituição[1].
Foi eleito vereador, pela legenda do Partido Social Progressista – PSP, para a Iª Legislatura da Câmara Municipal de Porto Alegre, período de 1947-1951. Exerceu o cargo de 1º vice-presidente da Mesa Diretora nos anos 1947, 1948 e 1949.
Presidiu a Câmara Municipal de Porto Alegre no período de 5 de abril de 1950 a 16 de janeiro de 1951[2].
Renunciou ao exercício da vereança, em 17 de janeiro de 1951, para assumir o cargo de deputado estadual.
Assembleia Legisaltiva do Estado do Rio Grande do Sul, eleito para a 2ª Legislatura, período de 31 de janeiro de 1951 a 31 de janeiro de 1955, exerceu o cargo de 1º vice-presidente da Mesa Diretora, 1951[3].
Retornou ao exercício da vereança na IIIª Legislatura da Câmara Municipal de Porto Alegre, 1956-1959; nesse período, exerceu os seguintes cargos: 2º vice-presidente da Mesa Diretora, 1956; 1º vice-presidente da Mesa Diretora, 1958; vice-presidente da Comissão de Educação, Saúde, Assistência e Serviços Públicos, 1958.
O reverendo Derly de Azevedo Chaves faleceu no dia 20 de janeiro de 1988, em Porto Alegre[4].
Em sua homenagem, foi denominada Praça Reverendo Doutor Derly de Azevedo Chaves o logradouro localizado no Bairro Farrapos[5].

[1] Conforme Exposição de Motivos do Processo nº 2011/91, Projeto de Lei do Legislativo nº 169/91, de autoria do vereador Nereu D’Ávila.
[2] Conforme registro na ficha cadastral do vereador e nos Anais da CMPA.
[3] Conforme publicado no site da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul/Memorial/Legislaturas/Mesas Diretoras; acesso em 2 de outubro de 2012.
[4] Conforme Atestado de Óbito exarado pelo Cartório do Registro Civil das Pessoas naturais – 1ª Zona.
[5] Conforme Lei Municipal nº 6.932, de 6 de novembro de 1991.