Visita Orientada

 

DSC09109

Visita orientada de escolas

A Câmara Municipal está aberta para visitas no horário comercial, de segunda à sexta, sem guia. Visitas orientadas, isto é, com acompanhamento de guia, são nas segunda, quartas e quintas feiras, na parte da tarde. A Câmara Municipal não fornece transporte para as escolas, devendo o responsável organizar todos os procedimentos para a vinda dos estudantes ao legislativo (autorizações de saída, agendamento da visita guiada).  Recomenda-se, ainda que não obrigatório, o uso de uniforme escolar e/ou identificação.

Os visitantes irão conhecer  esse belo exemplo de arquitetura moderna, o Palácio Aloísio Filho,  com destaque para as atividades do Plenário e das Comissões, visitando ainda o gabinete do Presidente,  os gabinetes dos vereadores,  atravessando o espaço d sua arquitetura imponente, que inclui rampas de acesso e escadarias, amplos jardins com vegetação nativa, corredores adornados com obras do Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal, bem como as  salas preservadas do Salão Nobre, com suas obras de arte, quadros e esculturas.

Visitas de grupos especiais

Também podem ser agendadas visitas para grupos específicos, permitindo um roteiro dirigido para cada público, em função de seu perfil e interesses. Portadores de necessidades especiais, cadeirantes, idosos, internos de instituições como FASE, entre outros grupos podem, podem acessar o legislativo mediante  solicitação de  agendamento especial.

O agendamento de visitas especiais pode ser feito pelo número (21) 2220-9484 ou pelo e-mail visiguia@bn.br.

 A visita

Os estudantes e o público conhecem o prédio de arquitetura moderna inaugurado em 1989, a história de seu arquiteto, a história da construção. Conhecem o conteúdo, artistas, temas e obras das exposições artísticas em exposição na Câmara. Passeiam pelos amplos corredores dos gabinetes dos vereadores, adentrando na Sala da Presidência, exceto por impedimento de natureza de agenda do Sr. Presidente. Os estudantes assistem a parte da Sessão Plenária onde são anunciados pelo Presidente da Câmara, sentando-se nas Galerias para assistir a sessão enquanto ouvem explicações do monitor sobre a organização do espaço do Plenário e as atividades em andamento no momento da visita. Visitam também a Galeria dos Presidentes e a Galeria das Mulheres no Poder Municipal. Grupos pequenos, eventualmente, tem acesso as instalações da TV Câmara, do Laboratório Fotográfico, conforme o interesse e disponibilidade dos setores.

Os guias que orientam os visitantes são especialmente selecionados, com formação em história e pós-graduação,  preparados para transmitir informações históricas sobre a Câmara Municipal e suas funções,  transformando a visita em um roteiro cultural inesquecível.  O visitante tem também a opção de fazer a visita por conta própria, sem a orientação de um guia.