Concurso Sioma Breitman de Fotografia

Exposição do XVII Concurso Sioma Breitman — Um olhar no tempo, promovido pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Foto: Ederson Nunes/CMPA

O Concurso destina-se a premiar fotografias em preto e branco, nas categorias foto convencional e foto digital, cujo tema, relacionado à cidade de Porto Alegre, é especificado em cada edição.

Concurso Sioma Breitman de Fotografia foi criado em 1996, por iniciativa do ex-vereador João Dib. Realizado a cada dois anos, o Concurso tem como base o que está disposto na Resolução nº 2.743, de 21 de junho de 2023.

A realização do Concurso se justifica porque a Câmara Municipal Porto Alegre – CMPA, vem assumindo ao longo dos anos um importante papel na defesa das questões culturais. O Concurso, como política cultural do Poder Legislativo, incorpora, dentro de suas funções, o incentivo à preservação da história da Capital por meio da fotografia.

A iniciativa dirige-se a população da Capital e congrega os fotógrafos da Cidade, possibilitando a criação de um acervo para o Legislativo. Reunidas ao longo do tempo, as fotografias oferecem um panorama de grande qualidade e valor referente a imagem que o cidadão tem de sua Cidade, registrando, pelo olhar do fotógrafo, a sensibilidade de nossa época para com a Cidade.

EDIÇÕES

XV Concurso Sioma Breitman de Fotografia – 2017