Ciclos de Vídeo com Debate

Com acervo da Mostra Internacional de Direitos Humanos e outros o Memorial realiza ciclos de video

O Memorial organiza Ciclos de Vídeo atendendo solicitação dos Senhores Vereadores e funcionários. Também é oferecida programação específica para escolas, com debates e palestras. O projeto parte da ideia de que o cinema expressa a cultura e os valores de uma sociedade, daí a sua importância para a Educação. Por esta razão, o Memorial da Câmara organiza a partir de seu acervo de vídeos mostras e projeção de documentários nas escolas e nos espaços do legislativo.

O professor obtém assim um instrumento fundamental para a educação escolar típico recurso utilizado em educação nos espaços não escolares. Educadores, cineastas e também equipes de trabalho da Câmara Municpal entendem que a produção cinematográfica é um instrumento poderoso de educação para a cidadania.

Cabe ressaltar que a relação entre cinema e política é antiga. Muitos documentários trazem a tona problemas políticos da atualidade; alguns retratando o próprio universo da política; outros, retratando questões de gênero, mercado profissional,e tc. Há uma variedade de sabereas acumulados nas produções cinematógraficas que constituem um excelente instrumento para ilustrar a realidade. A Educaçaõ para Cidadania, eixo em que se situa a ação educativa do Memorial, acredita que é possível trazer para a sala de aula uma reflexão política através das obras cinematográficas. Por isso.a abordagem sugerida pelo projeto político pedagógico da seção de memorial é a análise sócio-cultural e poítica, produzindo debates em sala de aula que discutem todos os lados envolvidos nas questões ideológicas.

As sessões de cinema são produzidas a partir das combinações entre a coordenação do projeto de Educação para Cidadania e os professores responsáveis pelas disciplinas. O espaço a ser utilizado pode ser a escola ou a Câmara Municipal. A questão é que ambos em conjunto fazem um diagnóstico das necessidades de conhecimento da turma, dos temas de interesse num determinado momento e o melhor recurso disponível na seção de memorial para ser usado como ferramenta de ensino-aprendizagem: a análise é sempre enfocando os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa.

Tanto equipes como professores tem ampla liberdade de construírem novas estratégias de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no momento em que é realizado, adequando a contextualização as condições dos alunos para lhes garantir uma formação integral como cidadãos.

Professor e equipe discutem o tipo de análise pretendida a mensagem cinematográfica, aliada ao contexto educativo e político.  O professor e o profissional do memorial auxiliam o aluno na produção do  entre o que o cinema proporciona e os conhecimentos a serem construídos na relação de aprendizagem.